Visto: o que é e qual é o mais ideal para você

Por Giovanna Savazo

Pessoas que sonham em morar fora, estudar, trabalhar ou apenas visitar outro país precisam se preocupar com alguns documentos específicos para isso, como por exemplo, o Visto. Neste artigo vamos entender o que é o Visto e qual mais se adequa à sua necessidade. 

O que é o Visto?

O Visto é um documento emitido por um país estrangeiro que fornece permissão para você entrar no país. A emissão de vistos é de exclusiva soberania de cada nação, de forma que cada país possui diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros em seu território. Cabe lembrar que os requisitos exigidos podem variar dependendo do objetivo da viagem.

O Visto é constantemente confundido com o passaporte, mas a sua ausência pode barrar o cidadão de efetivar sua viagem na hora de embarcar. Diferentemente do passaporte que funciona como um RG internacional, a função do Visto é permitir a entrada, permanência e saída de uma pessoa em determinado território por um tempo estipulado.

O Visto costuma ser carimbado ou anexado ao passaporte e nele contém informações como: país de destino, duração da estadia, atividades que podem ser exercidas e a validade.

Todos os países precisam de Visto para entrar?

Não. Brasileiros podem entrar sem Visto em vários países, como: França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Portugal, Holanda, Espanha, Rússia, Bélgica, Irlanda e Islândia. Porém, o tempo de estadia máxima nesses países é de até 90 dias. Assim, se o objetivo do indivíduo for outro senão o turismo é necessário que se emita o Visto.

Quais os principais tipos de Vistos?

Visto de turismo: é destinado aos indivíduos que irão viajar a lazer para determinado país, de modo que permanecerão em território estrangeiro por um pequeno período de tempo. Esse é o tipo de Visto mais comum.

Visto de negócios ou empregos temporários: é destinado aos indivíduos que vão para determinado país com o objetivo de trabalhar ou para reuniões de negócios. É um Visto que engloba também trabalhos voluntários, pesquisas e indivíduos que tenham relações com o comércio daquele território.

Visto para empregados domésticos ou babás: é destinado aos indivíduos que irão trabalhar como empregado ou babá na casa de algum cidadão do país em questão. É um Visto comum para o programa Au-pair nos Estados Unidos.

Visto pra estudantes ou intercâmbio: destinado aos estudantes que irão cursar aulas em instituições acadêmicas, instituições não acadêmicas ou realizar intercâmbio de forma temporária.

Visto de trânsito: é destinado aos indivíduos que vão passar por determinado país para chegar a outro. Geralmente são usados por comissários de bordo, motoristas, trabalhadores de companhias aéreas, embarcações, trens e tripulação em geral.

Visto em razões médicas/de saúde: destinados aos pacientes que vão realizar um tratamento médico, diagnóstico, exame ou internação em outro país. As pessoas que irão visitar o paciente no país em questão também precisam adquirir esse Visto.

O que acontece caso o indivíduo exerça funções no país estrangeiro que vão além das previstas em seu Visto?

Caso o cidadão entre em um país e realize atividades que não estão cobertas pelo seu Visto (como trabalhar em um território com Visto de estudante), essa pessoa poderá ser considerada um imigrante ilegal e estará sujeita a deportação.

Quando ocorre a deportação esse indivíduo fica impossibilitado de visitar o país novamente, ou pode ser impedido por um longo período.

Ínteri Jr

Diante das informações expostas fica evidente a importância do Visto e quão essencial ele se torna para o planejamento de viagens que ultrapassam fronteiras. Pensando nisso, a Ínteri Jr. oferece o serviço de assessoria em Vistos internacionais, onde realizaremos uma consultoria que consiste em um levantamento de toda documentação necessária para o processo, juntamente com o auxílio no preenchimento de formulários. 

Para saber mais sobre nossos serviços basta nos contatar através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 (67) 3410-2479.

Ínteri Jr, fazemos do mundo seu parceiro!

Encontre-nos nas redes sociais:

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.