Taxa de Câmbio:
entendendo o valor das moedas

Por Andrey Nunes

Quando você trabalha com o transporte internacional de mercadorias, a taxa de câmbio das moedas é algo com que você realmente se preocupa. Todos os dias, você precisa saber qual é o valor exato de determinada moeda para poder realizar suas atividades logísticas e saber quanto de dinheiro terá que desembolsar ou quanto irá ganhar com a venda de produtos, por exemplo. Mas o que é essa “taxa de câmbio” e como ela impacta o seu dia a dia?

De acordo com o blog do Nubank, a taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional – no caso do Brasil, o real. Ela reflete o custo de uma moeda em relação à outra, não importa quais sejam. É possível comparar a taxa de câmbio do real em relação ao dólar, em relação à libra ou a qualquer outra moeda em circulação.

Quando o valor do dólar americano – unidade monetária considerada mais estável no mercado internacional e, assim, mais importante – se altera, inúmeras consequências podem ser observadas pelo mundo todo. Na economia em geral, podemos observar o aumento dos preços de produtos, pois muitas mercadorias que consumimos são importadas, e, dependendo de quanto o valor da moeda americana subir, essa alta nos custos pode se tornar generalizada, aumentando a inflação no país.

Entretanto, para alguns setores, o aumento do dólar é bastante benéfico. De acordo com o blog GS1 Brasil, empresas que exportam produtos podem vislumbrar na alta da moeda americana boas oportunidades de lucro. Como elas gastam em real e recebem em dólar, acabam se beneficiando da alta taxa de câmbio. Algumas das empresas exportadoras são as que atuam na área agrícola, como as produtoras de suco e soja. Firmas que são voltadas para o mercado nacional também ganham, já que os produtos do país passam a ser mais procurados que os importados. O turismo interno também se beneficia, pois, enquanto as viagens para o exterior diminuem (já que ficam mais caras), as viagens para regiões diferentes do Brasil aumentam. Por fim, a balança comercial do país pode ficar mais equilibrada, já que a alta do dólar melhora as exportações e dificulta as importações.

Agora que você já entendeu o que é a taxa de câmbio e quais são as consequências de suas variações, você deve estar se perguntando: como a taxa de câmbio se altera?

De acordo com o site iDinheiro, qualquer alteração ou flutuação da economia norte-americana – no caso do dólar -, terá um efeito favorável ou desfavorável na cotação da moeda em vários países do mundo. Em relação ao Brasil, a cotação da unidade monetária estadunidense é regida pela lei da oferta e procura. Ou seja, quando há muito dólar em circulação no país, o preço cai. Se houver pouca disponibilidade, o preço tende a subir. Entretanto, esse não é o único fator que provoca a variação do valor do dólar.

Nesse ano de 2020, foi possível observar um grande salto no valor da moeda americana. Ainda de acordo com o iDinheiro, um dos causadores desse aumento foi a queda dos juros, pela diminuição da taxa básica de juros (Selic), ao seu menor valor desde sua criação, o que desestimulou os investidores estrangeiros a aplicarem capital no Brasil, já que ele não está mais sendo tão bem remunerado como antes. A cotação do dólar também aumentou devido à procura desenfreada pela moeda para proteção do capital dos investidores. As incertezas no crescimento econômico dos países, geradas com a crise mundial do coronavírus, e a queda dos preços das commodities somam-se aos demais fatores e completam o cenário de forte valorização da moeda americana. Questões políticas também têm a ver com a cotação. Em Estados com cenários políticos instáveis, há o aumento do chamado “risco-país”, que mede a confiança do investidor estrangeiro em realizar transações internacionais em determinado país. Com o risco-país alto, esses investidores ficam receosos de injetar dinheiro, desistindo dos investimentos.

Para saber mais sobre nossos serviços, basta nos contatar através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

 

Fazemos do mundo seu parceiro!

Encontre-nos nas redes sociais:

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.