Por Vinicius G. S. Borges

Você já jogou algum jogo de baralho? Se sim, você sabe como é a sensação de colocar tudo em risco esperando pelo melhor, aquele tenso momento em que você aposta tudo que tem e dá sua cartada final: Uma carta simples, mas uma carta que ninguém esperava e apareceu no momento exato para derrubar todas as outras cartas na mesa! Agora, e se eu lhe dissesse que essa jogada teve uma ajudinha de alguém de fora? Alguém apontou que carta deveria ser jogada no momento certo, por isso foi algo tão inesperado. Não está entendendo o porquê de estarmos falando disso? Nós explicamos:

A inovação disruptiva funciona mais ou menos como o conceito acima, um produto ou conceito que mesmo simples acaba por ser exatamente aquilo que o mercado precisa no momento; abre-se então um novo mercado que derruba os outros competidores. Cases como esses acontecem a todo momento sem que nos ocorram que isto se sucedeu, isso se dá porque o mercado está sempre em mudança, mercados abrem e fecham e apenas aqueles com conceitos sólidos o suficiente conseguem manter-se na frente.

Por exemplo, se você usa um laptop sabe a praticidade que é ter um computador portátil sempre à mão quando precisa, o que você pode não saber é que isso se trata de uma inovação disruptiva, o laptop abriu um novo mercado o dos computadores portáteis visando competir com os desktops. Logo em seguida vieram os celulares touchscreen introduzidos pela Apple, essa inovação causou uma ruptura tão grande no mercado que os celulares com teclado físico acabaram praticamente extintos.

Porém, uma inovação desse calibre não é fácil de ser conquistada, devo eu como empresário apenas confiar nos meus instintos e apostar tudo em inovações que parecem ser a chave do sucesso? Não necessariamente, lembremos dos Netbooks como exemplo, os laptops em pequena escala pareciam ser a próxima tendência do mercado, porém agora sabemos que fim levaram eles: A lugar nenhum.

Apostar em inovação é necessário, mas sem estudos de mercados e prospecção de produtos inovadores o risco é altíssimo e as consequências podem ser atormentadoras. É por isso que empresas cada vez mais apostam em Analistas de Mercado como nós da Ínteri Jr. para criar análises e poder prospectar produtos que possam ser disruptivos mas ao mesmo tempo seguros para aplicação, essa cautela só é possível através de previsões de como o mercado pode reagir.

Sou uma empresa já consolidada no mercado e/ou não tenho muitos recursos, a prospecção de produtos inovadores, pode me ajudar?

Sim, a prospecção de produtos inovadores pode ser o que você precisa para dar aquele boost que a sua empresa precisa para se consolidar frente aos adversários e à escassez de recursos. Acontece que produtos inovadores não precisam necessariamente criar um novo padrão de produto para a sua empresa, a inovação pode ocorrer através da inovação de processos.

Por exemplo, você dirige um carro? Esse carro tem câmbio manual ou automático?  O câmbio automático também é um exemplo de inovação disruptiva que aconteceu em uma inovação de processos. Durante a invenção desse processo carros já existiam, entretanto foi possível melhorar seus recursos a tal ponto que mesmo aqueles que utilizam carros de câmbio manuais reconhecem a praticidade de se ter um carro com câmbio automático. O mesmo pode ocorrer na sua empresa, através de inovações em produtos já oferecidos ou até mesmo nos meios de produção desse produto para uma maior viabilidade dele no mercado.

A Consultoria Internacional é capaz de inventar vários produtos criativos toda vez que alguém precisa?

Não é bem assim, inventar novos produtos requer muito estudo e criatividade e nenhum produto pode ser inventado do dia pra noite, ainda mais sem pesquisa para garantir que esse investimento não seja em vão. Mas, você já viu um produto no exterior que achou genial e adoraria que tivesse no seu país? É isso que a consultoria internacional vai explorar, a Ínteri Jr vai estudar o seu mercado ou futuro mercado detalhadamente prospectando qual é o seu mercado alvo e como ele reagiria a um novo produto e como esse produto poderia se consolidar; por ter conexões com o mercado internacional é possível encontrar produtos que já existem no exterior mas que ainda não existem, ou  que não estão muito bem consolidados no mercado local e através de um estudo de mercado é possível aplicar esse produto na economia local.

Portanto, a prospecção de produtos inovadores através de uma consultoria internacional se dá pela reinvenção do que já está inventado, o que fazemos é buscar o que em um mercado já está consolidado e trazê-los como novo, levando sempre em conta as necessidades e as reações do mercado no qual o cliente deseja seu produto aplicado.

Ficou interessado? Te auxiliaremos nos processos burocráticos para internacionalização da sua empresa. Contate-nos através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

Encontre-nos nas redes sociais​

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.