Por que investir em Consultoria Internacional?

Por Daniel Bento

O economista Bresser-Pereira, em seu aclamado livro “Globalização e Competição”, define a Globalização como sendo “o processo contínuo de integração econômica, social e política acelerada que o mundo vem vivendo desde os anos 1970”. Ainda segundo o economista, esse processo, que começou na década de 1970 e ganhou força efetivamente depois da década de 1990, é caracterizado pela abertura dos mercados nacionais, diminuição do custo de transportes e principalmente pela revolução tecnológica. A Globalização tornou muito mais fácil, impulsionando a criação e a integração dos mercados ao redor do mundo, aumentou a competição econômica internacional e reorganizou a produção em nível global.

Nesse ambiente de integração e fluxo de produtos, investimentos, pessoas e informação, a internacionalização de empresas se tornou algo não apenas comum como necessário para o alcance de novos mercados e crescimento. A reorganização da produção, mencionada por Bresser-Pereira, possibilitou a produção em escala no mercado internacional – além de facilitar a importação e exportação, contratação de mão de obra barata e outros fatores que mudaram a dinâmica das relações comerciais no mundo.

Cada vez mais, empresas de todos os tipos estão se internacionalizando – motivadas, principalmente, pela busca de novos mercados consumidores, novas tecnologias, mão de obra qualificada, insumos melhores e mais baratos. No Brasil, de acordo com dados do Guia de Comércio Exterior e Investimento, existem mais de 20 mil empresas exportadoras e mais de 40 mil exportadoras – isso só até o mês de setembro de 2018.

A internacionalização também protege sua empresa das oscilações da economia do país, neutralizando momentos de baixa nas vendas nacionais; faz com que você economize em impostos e custos de produção (utilizando, por exemplo, a Lei de Maquila paraguaia); eleva a reputação de sua empresa – enfim, os benefícios são inúmeros!

Porém, internacionalizar não é uma tarefa fácil. Por sorte, você pode contar com os serviços de empresas especializadas em Consultoria Internacional, como nós, a Ínteri Jr., para auxiliá-lo nesse processo. Nesse artigo, além de conversar um pouco sobre internacionalização, vamos conhecer um pouco mais da área de Consultoria Internacional e descobrir como a Ínteri Jr. pode auxiliar a sua empresa na expansão e na conquista do mercado internacional.

 

Leia mais: Lei de maquila – saiba como levar sua empresa para o Paraguai

 

O que é Consultoria Internacional?

Consultoria Internacional não trata apenas de assuntos referentes à operações de comércio exterior – na verdade, a Consultoria Internacional também leva em conta aspectos culturais, sociais e normativos na inserção de uma empresa ou instituição em algum país.

As empresas de Consultoria Internacional têm amplo conhecimento desses aspectos: dominam muito bem a legislação do país no qual a instituição deseja se instalar, assim como seus valores e cultura (incluindo religião, tradições e até feriados), compreendem profundamente o funcionamento da economia e do sistema tributário do país, as altas e baixas do mercado e as dinâmicas de oferta e demanda.

Porém, não trabalhamos apenas com fatores externos às empresas. Assim como diz o Doutor em Engenharia de Produção Julio Cesar Donadone em seu artigo “Consultoria internacional em expansão e formas emergentes de globalização das trocas e contenciosos gerenciais”, as empresas de Consultoria também difundem e introduzem novos arranjos organizacionais, apontam as dificuldades das empresas, sugerem compradores nos processos de fusão e privatização, e atuam em áreas como reengenharia e downsizing.

A Ínteri Jr. oferece, por exemplo, os serviços de Planejamento Interno e Benchmarking Internacional, os quais buscamos reorganizar os sistemas operacionais das empresas para lidar com a internacionalização e analisar os processos e práticas de sucesso de empresas líderes e aplicá-los nas empresas de nossos clientes, respectivamente.

Além disso, a Ínteri Jr. busca ter um amplo conhecimento da conjuntura internacional, ou seja, estar atenta aos acontecimentos ao redor do mundo e à maneira como estes afetam as relações entre Estados, empresas e pessoas. Prestamos atenção às resoluções de organismos como OMC, World Bank e OIT, às movimentações do setor financeiro internacional, aos investimentos internacionais, e especialmente, às oportunidades criadas por essas ações. Em nossos serviços de Marketing Internacional, Consultoria de Tributação e Prospecção de Produtos Inovadores, por exemplo, buscamos investigar as tendências e comportamentos do mercado internacional, avaliar as legislações tributárias para planejamentos financeiros de exportação e importação, e ampliar as vendas e a visibilidade do cliente por meio de um produto inovador.

Cases de Sucesso da Consultoria Internacional

Imagine que você é o dono de uma grande rede de fast-food. Sua companhia atua internacionalmente, produz hambúrgueres maravilhosos reconhecidos no mundo inteiro, mas tem um problema… 80% das pessoas do país com a segunda maior população do mundo não comem carne de vaca. O que você faz? Desiste de explorar um novo mercado? Ou procura se adaptar às realidades da região com habilidade e maestria, harmonizando-se com a cultura e os costumes locais?

O exemplo acima é verdadeiro, e talvez você até conheça. A rede de fast-food McDonald’s queria se introduzir no mercado da Índia, país cuja maior parte da população é Hindu, ou seja, consideram as vacas como representações da montaria do deus Shiva – sendo assim um animal sagrado – mas não podia continuar com o mesmo modelo de negócios que usava no mercado ocidental. A empresa, então, buscou se adequar à realidade indiana, e, em 2014, abriu sua primeira loja vegetariana em Amritsar, próxima à um dos mais importantes templos da região.

Além desse caso clássico, podemos listar outros diversos exemplos conhecidos de como a Consultoria Internacional ajudou uma empresa a se estabelecer em um país estrangeiro. No caso McDonald’s, o fator decisivo foi a cultura – porém, frequentemente são os fatores econômicos que mais exigem uma busca pelo serviço de Consultoria Internacional. Neste artigo, publicado na 10ª Mostra Acadêmica da Unimep, os pesquisadores Skytta e Da Cruz demonstram que o principal motivo para as empresas procurarem a Consultoria Internacional é justamente a dificuldade em operar no comércio internacional, sendo que o segundo maior motivo é a própria desinformação sobre comércio internacional.

Aqui na Ínteri Jr., nossos serviços de Planejamento Logístico e Análise Burocrática previnem as dores causadas pela desinformação: analisamos toda a tributação envolvida na exportação ou importação de uma mercadoria, desde a saída até a chegada, estudando desde meios de transporte até Incoterms; e listamos todos os documentos etapas e procedimentos necessários para o processo de internacionalização.

 

Leia mais: As relações Brasil-Portugal – saiba como investir no país lusitano

 

Como a Ínteri Jr. me ajuda a internacionalizar?

A Ínteri Jr. presta serviços de Consultoria Internacional à empresas dos mais diferentes tipos: Agronegócio, Embalagens, Higiene, Sustentabilidade e Setores de Inovação – nossos cases de sucesso abarcam empresas de diversas áreas do mercado e entre nossos clientes figuram companhias de pequeno, médio e grande porte.

Além dos serviços apresentados ao longo do texto, oferecemos serviços de Diagnóstico de Maturidade Exportadora, Prospecção de Plataformas Online, Tradução e Intérprete, Assessoria em Eventos Internacionais e Captação de Recursos. Confira todos no nosso site.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre os processos de Internacionalização e a Consultoria Internacional? Contate-nos através do e-mail contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

Fazemos do mundo seu parceiro!

Encontre-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.