O Carnaval ao redor do mundo

Por Nairane Martins

Quando você é brasileiro e viaja para o exterior qualquer pessoa que descubra sua nacionalidade logo solta a palavra “samba” que é seguida de uma dancinha que na maioria das vezes não é muito boa e que te deixa morrendo de vontade de rir, só para em seguida falarem do carnaval ou do futebol. Algumas pessoas vão até mesmo te contar que sonham em visitar o Brasil e se fantasiar para cair na folia durante carnaval. Mas ainda que o carnaval mais conhecido mundialmente seja o brasileiro, sua origem é bem mais antiga.  

Durante a Idade Média, a igreja estipulou que 46 dias antes da quaresma haveria a “carne vales” para que a população extravagasse seus desejos carnais antes de entrar no período da quaresma que deveria ser um período de resguardo. Mas essa foi uma decisão bem racional e com interesse pois o carnaval passou a ser associado ao cristianismo e deixou se dedicado ao Baco ou Dionísio ofuscando assim as celebrações da antiguidade.  

Em terras tupiniquins, a tradição só surgiu com os portugueses e evoluiu misturando a cultura africana e influência europeia com as máscaras e fantasias até se tornar o que conhecemos atualmente. Mas apesar de sermos o mais conhecido, não somos os únicos a celebrar o carnaval.

Na Europa, por exemplo, temos o carnaval de Veneza que também é mundialmente conhecido e uma das festas mais antigas do mundo. A comemoração se dá por um baile de máscara a céu aberto, além dos concertos e apresentações de danças em diversos lugares. O outro lugar de destaque é o carnaval de Nice com direito à bonecos gigantes de papel machê, trios elétricos e a batalha das flores, que acontece da seguinte maneira: as flores usadas para decorar os carros alegóricos são jogadas nos transeuntes.

No hemisfério norte, um dos carnavais mais conhecidos é o Mardi Gras de Nova Orleans, Louisiana. A festa chegou através da Casa Francesa dos Bourbons, daí o nome francês que significa “terça-feira gorda”. Nessa terça-feira, que é um dia antes da quarta-feira de cinza, você tem a oportunidade de se empanturrar antes da quaresma. Além disso, o Mardi Gras de Nova Orleans é marcado por carros alegóricos, fantasias e tradição de jogar colares de miçangas nas multidões ao redor dos carros alegóricos.

Um pais que você com certeza não esperava é o Canadá. No Quebec, acontece o maior festival de carnaval de inverno no mundo. A festividade é feita durante o inverno tendo direito a mascote de boneco de neve, o “Bonhomme Carnaval”. Vários esportes são realizados como canoagem, pesca no gelo e até mesmo mergulhar na neve com trajes de banho. E aí, teria coragem?

Mas uma coisa é certa em todos os países, muita folia, bebida e oportunidade de receber turistas.  Que tal aproveitar e deixar seu site totalmente traduzido para a próxima festividade liberada para visitas internacionais?

Para saber mais sobre nossos serviços basta nos contatar através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 (67) 3410-2479 

Ínteri Jr, fazemos do mundo seu parceiro! 

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.