Estudo de Mercado Alvo: por que o fazer?

Por Elvis Fernandes

Ter o conhecimento necessário sobre o mercado antes de iniciar qualquer negócio é fundamental para que qualquer empreendedor não seja surpreendido com os riscos e a inviabilidade de uma atividade que acarretem prejuízos ou até mesmo a necessidade de se fechar as portas. Além disso, a pesquisa de marketing em si é essencial para a solução de problemas e a identificação de oportunidades de marketing relacionas a uma empresa, entretanto para que haja efetividade da pesquisa de marketing é necessária a observação das fontes, da abordagem, dos instrumentos e do grupo de foco dessa empresa. Sendo assim, saber o melhor grupo de consumidores é uma das bases para uma pesquisa e estratégia de marketing adequadas.

Um grupo ou um conjunto com semelhantes necessidades compõem um segmento de mercado e, compete aos profissionais identificar o seu número e a sua natureza para que se possa selecionar um ou mais alvos mediante diferentes características. Nesse contexto, existem várias formas de segmentação, contudo, deve ser ressaltada a necessidade de se observar a atividade de determinado segmento e os recursos e objetivos de determinada empresa ao selecionar um público alvo. Ou seja, saber se o mercado é favorável ao investimento em determinado segmento e se a estratégia e objetivos pretendidos atendem as exigências desse segmento.
A determinação do mercado ou público alvo compreende, portanto, o levantamento do público ou grupo de interesse, que possuem características em comum entre si (faixa etária, localização, hábitos de consumo, entre outros) e com as atividades desenvolvidas pela empresa e que será o foco dos esforços e das ações de marketing (mensagens, slogans, promoções e serviços adequados) e vendas da empresa. A definição do público alvo, por sua vez, vem por meio de um estudo exaustivo do mercado e dos consumidores. Para que se possa identificar os meios, linguagens, ferramentas, estratégias e formas adequadas para atender de maneira adequada as necessidades e desejos dessa parcela do mercado. Para Kotler, autor renomado na área, o processo de marketing começa com um público alvo bem definido.

Assim, vemos que o estudo de mercado alvo busca não apenas conhecer os desejos e necessidades dos consumidores de determinado segmento, mas também pretende conseguir a obtenção do conhecimento adequado sobre o mercado desse segmento e dos melhores caminhos a serem trilhados e melhor meio/procedimento a esse mercado para a adoção da melhor estratégia nesse ambiente. Nesse sentido, a Ínteri Jr. conta em seu rol de serviços com um estudo de mercado alvo que pretende, entre outros, a análise do país mais adequado às expectativas do contratante e que gere maior viabilidade para importação/exportação. Realizando nesse processo uma análise do custo do produto e das questões sociais, políticas, mercadológicas, econômicas e margem de consumidores para as melhores alternativas de importação/exportação.

Ficou interessado? Te auxiliaremos com o estudo de mercado alvo. Contate-nos através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

Encontre-nos nas redes sociais:

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.