Dupla Cidadania:
seus mitos, benefícios e importância histórica

Por João Rafael

Você já teve o interesse de obter dupla cidadania? Sabe exatamente o que significa ter uma dupla cidadania? Nesse artigo, vamos esclarecer vários tópicos relacionados ao processo de obtenção de cidadania múltipla para que você possa saber mais sobre esse status. 

Inicialmente, é bom ressaltar o que é uma dupla cidadania, que nada mais é do que um status de um indivíduo, que pode se declarar tanto brasileiro, quanto, por exemplo, português, italiano, alemão, e assim por diante. Este tipo de aquisição se tornou muito forte recentemente devido à diversos fatores, como a expansão do fenômeno da globalização por todo o planeta, crises populacionais em alguns países, especialmente na Europa, e o interesse particular em expandir suas ações e possibilidades para fora do Brasil.

Os brasileiros, devido ao seu passado histórico, possuem facilidade para conseguir a dupla cidadania, uma vez que houveram diversos grupos populacionais neste território durante anos, e que resultam, hoje, em um dos países mais diversificados do mundo. É bem mais comum do que se imagina, por exemplo, observar sua árvore genealógica e encontrar uma ligação com algum estrangeiro, que por aqui viveu há muito tempo.

Segundo o Eurostat (Serviço de Estatística da União Europeia), de 2002 até 2017, 170.187 brasileiros tiraram dupla cidadania em países europeus, cuja maioria pertence à União Europeia. Ou seja, é uma forte tendência dentro do Brasil, e ter esse status garante, não somente, oportunidades de trabalho no exterior, mas dentro do Brasil também, uma vez que as empresas estão cada vez mais internacionalizadas, e procuram futuros colaboradores que estejam dentro dessas tendências mundiais.

Além disso, a dupla cidadania pode operar como “válvula de escape” caso o indivíduo esteja insatisfeito com a situação a qual sua vida se encontra no país em que habita, e com isso, queira procurar um lugar para prosperar de uma maneira diferente. Durante a crise política e econômica no governo Dilma Rousseff (em 2015 e 2016 principalmente), notou-se uma alta nas solicitações por aquisições de dupla cidadania, a qual chegou a aumentar 48,3% de um ano para o outro, em que estes queriam estar longe de toda a instabilidade presenciada por aqui.

Apesar deste processo ser plenamente realizável, não significa que é simples, pois exige muita burocracia para se conseguir tal título. Pois, cada país possui sua própria legislação que define as prerrogativas e necessidades para se estabelecer o vínculo de um estrangeiro com o seu território.

Por exemplo, a Itália aceita essa duplicidade pelo jus sanguini (direito sanguíneo), ou seja, se a pessoa possui parentesco com um italiano, o que já facilita muito o processo. Além disso, em Portugal, existem diferentes maneiras de se conseguir a dupla cidadania, como pelo sangue, igual a Itália, sendo cônjuge de um cidadão português, ou até, sendo residente por determinado tempo. Ao contrário deles, os Estados Unidos da América cobram uma série de coisas, sendo algumas delas: atingir a maioridade, saber ler e escrever em inglês, não ter antecedentes criminais, entre outros.

Em outras palavras, esse desejo varia de acordo com o país em questão, e cada pessoa que possui interesse em conseguir essa dupla nacionalidade, pode pesquisar sozinho e sem amparo. Contudo, ela pode procurar ajuda profissional de empresas que trabalham neste ramo, o que auxilia muito o processo como um todo, pois podem ocorrer erros de tradução por parte do contratante, ou até falta de noção do que determinados editais procuram.

Se interessou? Acredita possuir parentesco para conseguir dupla cidadania? Com o nosso serviço de Dupla Cidadania podemos ajudar você com toda a documentação necessária para a obtenção do status. 

Para saber mais sobre nossos serviços basta nos contatar através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 (67) 3410-2479.

Ínteri Jr, fazemos do mundo seu parceiro!

 

Encontre-nos nas redes sociais:

 

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.