Comemoração da Páscoa em outros países

Por Ana Ritter

A páscoa tem como significado geral a celebração da igreja cristã em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo. Porém, em cada lugar do mundo é celebrado de uma maneira diferente, aqui no Brasil, temos como símbolo os presentes de ovos de páscoa e quem é praticante da religião costuma não comer carne de vaca na sexta-feira santa e frequentar as missas, mas cada um deve comemorar do seu jeito, pois para cada religião, pessoa, a páscoa possui um significado. No artigo de hoje, vamos dar uma volta ao mundo e conhecer as celebrações mais diferentes de Páscoa nesse Brasil a fora.

A Grécia é um país e tanto para quem quer aproveitar o feriado de Páscoa para viajar e conhecer um lugar incrível, onde a data é marcada por tradições antigas. Na manhã da quinta-feira da Semana Santa, por exemplo, é comum prepararem o pão caseiro em formato de trança. Chamado tsurekia é como um panetone, só que da páscoa grega – é vendido em supermercados nesta época do ano para quem quiser provar. Na Sexta-Feira Santa, o dia é de reflexão e vigília nas igrejas, encerrado com uma procissão e coleta de flores. No sábado, as pessoas retornam da igreja com uma vela em mãos e acreditam que entrar em casa é iluminar o lar com uma nova luz, a luz da ressurreição. No domingo, é realizado um grande almoço, cujo prato principal é carne de cordeiro preparado no espeto.

A Páscoa na Suécia lembra o Halloween, mas com uma leveza toda especial nas cores e nas fantasias.As crianças saem fantasiadas de bruxa, sempre nas quintas-feiras santas ou na véspera da Páscoa e visitam seus vizinhos. Diferentemente do que acontece no Halloween, elas deixam cartões decorados, pedindo doces ou dinheiro, em vez de baterem nas portas e perguntarem o famoso “doces ou travessuras?” Outro detalhe que chama atenção durante a Páscoa na Suécia é a decoração. Semanas antes, as casas são enfeitadas com galhos secos, onde plumas coloridas são penduradas, evidenciando a proximidade da data.

A comemoração da Páscoa na Guatemala é parecida com as celebrações de Corpus Christi no Brasil. Durante toda a quaresma, procissões são realizadas ao longo de tapetes coloridos confeccionados pelos fiéis, que usam ainda trajes típicos, velas e incensos para o ritual. No domingo, famílias se reúnem para almoçar e celebrar a data, com direito a fogos de artifício e muita comida. Para participar da Páscoa aqui, a dica é visitar Antígua Guatemala, cidade que fica a 60 km da capital do país.

A Índia é um país que tem como religião central o hinduísmo. Por conta disso, durante a época de Páscoa, eles comemoram o nascimento do Deus Krishna. Por lá, essa data é celebrada com uma festa conhecida como Festival Holi, um momento que toda a população do país se reúne para dançar, tocar instrumentos e aproveitar os deliciosos banquetes preparados especialmente para a data. O pó colorido, característico da festa, é jogado por todos os cantos, colorindo as ruas e as pessoas.

Além disso, os animais também possuem uma atenção especial, principalmente os elefantes, que recebem pinturas incríveis pelo corpo, deixando a data ainda mais diferente e interessante. Visitar a Índia nesta época do ano é garantir muita diversão e uma oportunidade de experimentar a culinária do país.

Na Terra da Rainha, a Páscoa tem um dia a mais do que estamos acostumados, chamado de Easter Monday, a data começa na sexta-feira e termina na segunda-feira seguinte. Embora o comércio local feche durante o domingo, em Londres, por exemplo, o charme decorativo é incrível, realmente diferente das comemorações brasileiras.

Os parques da cidade, como o Cutty Sark e o Kew Gardens, promovem atividades muito bacanas para todos os gostos. São shows de marionetes, pequenos espetáculo e a tradicional caça aos ovos, que é feita nas ruas, parques e palácios da Inglaterra.

Na Austrália, o símbolo da Páscoa não é o coelho, mas sim o bilby, um marsupial que corre o risco de extinção. Isso acontece porque, no país, os coelhos são uma praga. E a origem dela é bem interessante: em 1860, um britânico chegou da Inglaterra com 24 coelhos que ele usaria para praticar a caça. Os coelhos procriaram e até hoje existem em excesso por lá.

Percebeu como a celebração da Páscoa é muito diferente em outros países? São várias formas de comemorar, seja por uma religião diferente, pequenos costumes antigos e características nacionais e regionais. Por isso, caso tenha interesse em visitar algum dos lugares que citamos anteriormente, vale muito a pena se programar para viajar na próxima Páscoa e conhecer muita coisa diferente. Aproveite!

Para saber mais sobre nossos serviços basta nos contatar através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 (67) 3410-2479

Ínteri Jr, fazemos do mundo seu parceiro!

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.