Burocracia na Internacionalização

Por Fernanda Oliveira

O processo de internacionalização de uma empresa tem se tornado cada vez mais comum e importante desde o início dos anos 1990, com a abertura econômica do país, fazendo com que as empresas aumentassem a produtividade e a concorrência entre si. Esse processo, geralmente, ocorre logo que uma empresa se sente confortável com seu comércio doméstico e passa a querer crescer ainda mais ou até mesmo quando está sem espaço em âmbito nacional. Esta é uma maneira das empresas se manterem ativas no mercado e contribuírem para o seu desenvolvimento e do país.
Segundo Maia (2003) foi após a criação da OMC (Organização Mundial do Comércio) que as barreiras ao livre comércio foram sendo derrubadas e com isso o mundo foi se transformando em um mercado-único criando assim um mercado global. A partir do processo de globalização que multiplicou e intensificou as relações entre agentes comercias de vários lugares do mundo trazendo a inovação tecnológica, meios de comunicação e transporte mais eficazes facilitando o mercado global de bens e serviços de alta qualidade e bons preços. De acordo com Beluzzo (1995) trata-se de um processo que para avançar, requer a abertura de mercados nacionais e a destruição de barreiras que separam um país do outro. O que impulsiona a globalização é a competitividade e é ela que dita as regras no âmbito internacional. Com a globalização as empresas sentiram mais necessidade de se internacionalizar, ou seja, participar de operações internacionais e para isso é preciso preencher uma série de requisitos.

A internacionalização de uma empresa requer um plano bem estruturado, é preciso adequar-se as variáveis do mercado internacional, analisar se a empresa está apita a isso, avaliar o país que pretende expandir no âmbito político, econômico e também jurídico. É após tomar a decisão de se internacionalizar que a a Ínteri Jr entra com seus serviços e ajudar nesse processo. Um desses serviços é a Análise Burocrática.
A Ínteri atua como intermediária nesse processo auxiliando as empresas a se inserirem no mercado internacional da melhor maneira. O serviço de Análise Burocrática, por exemplo, é um dos primeiros passos e consiste em um relatório contendo os procedimentos e documentos que serão necessários ao contratante para dar início ao processo de internacionalização desejado. São detalhados todos os instrumentos administrativos, as etapas das operações e os documentos necessários para exportação e importação de bens e de serviços segundo as instituições envolvidas.

O processo de internacionalização de uma empresa requer registro RADAR – necessário para acessar o SISCOMEX. O SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é um instrumento que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único, computadorizado, de informações, cujo processamento é efetuado exclusiva e obrigatoriamente pelo sistema. É preciso também que o cliente possua cadastro no Siscoserv – Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, foi instituído pela Portaria RFB/MF 1.908/2012 e pelo MIDC, para registro das informações relativas às transações realizadas entre residentes ou domiciliados no Brasil e residentes ou domiciliados no exterior que compreendam serviços, intangíveis e outras operações que produzam variações no patrimônio das pessoas físicas, das pessoas jurídicas ou dos entes despersonalizados. Ou seja, é um sistema para registrar as transações internacionais feitas por domiciliados no Brasil com domiciliados no exterior, exceto as transações de mercadorias, para as quais existe o sistema Siscomex.
Além dessas etapas são exigidos documentos específicos para o tipo de comércio que a empresa prestará. Se a internacionalização for de bens são necessários registro de importadores e exportadores, registro de venda e nota fiscal, entre outros. Se for de serviços são necessários RAS (Registro de aquisição de serviço), RP (Registro de pagamento) e outros, por exemplo. Toda essa burocracia leva muito tempo e dedicação exclusiva, o que muitas das vezes deixa o investidor de mãos atadas. Para isto, a Ínteri Jr atua nesse momento, auxiliando nos registros e na reunião dos documentos necessários para iniciar o processo de internacionalização facilitando o custo e o tempo que o empresário gastaria para esses processos.

 Ficou interessado? Te auxiliaremos nos processos burocráticos.     Contate-nos através do e-mail: contato@interijr.com ou através do               telefone: +55 67 3410-2479.

Encontre-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.