Burocracia facilitada: saiba 5 passos para combater a papelada ao internacionalizar sua empresa

vinicius

Por Vinicius G. S. Borges

Você sabe de onde vem a burocracia?

Para Max Weber a burocracia é a organização e formalização do trabalho visando gerenciar as tarefas de forma mais eficiente e criar um ambiente muito mais favorável para se trabalhar. A burocracia seria então uma ferramenta que serve de base para a organização de processos formais. Esta organização se dá por oito processos básicos: formalização das comunicações; divisão dos trabalhos; impessoalidade nas relações; hierarquia; rotina e padronizações; competência técnica e meritocracia; administração especializada e profissionalização.

Percebeu como a burocracia se parece muito com o que é aplicado nas empresas hoje em dia? Toda essa profissionalização e organização empresarial foi possível através dos estudos burocráticos, eles foram pensados para auxiliar seu negócio a crescer e quebrar barreiras, como o que nós, a Ínteri Jr. fazemos pela sua empresa.

 

Leia mais: Por que investir em Consultoria Internacional?

 

Apesar de ter sido pensado como algo positivo você consegue perceber que há inúmeros problemas nesses processos não é? Talvez o maior problema da burocracia é quando ela ocorre de forma exagerada ou oportunista. Organização é necessário, mas perde todo o valor quando é feita de forma ineficiente ou usada de forma que promova corrupção.

Um grande exemplo dessa perda da eficácia da burocracia é o regime burocrático brasileiro, por exemplo, você sabia que para uma empresa brasileira exportar um produto ela teria de se submeter à 46 processos diferentes administrados por 12 órgãos diferentes? Além disso, o maior problema é que é muito difícil encontrar até mesmo informações acerca de muitos desses processos. A abertura para a exportação torna-se então um processo muito cansativo e custoso para o interessado em exportar. Como efeito disso o Brasil passa a ser um campeão em burocracias falhas: passa a ocupar o posto de 130º de 190 países no quesito facilidade de exportação.

A burocracia é tanta que segundo conta o jornal Estadão uma empresa do ramo alimentício ao procurar importar um maquinário acabou por levar uma multa, simplesmente porque não havia pedido autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear, esse processo havia passado batido em meio a tantos outros, o caso acabou só sendo resolvido com o auxílio de uma consultoria especializada.

 

Leia mais: As relações Brasil-Portugal – saiba como investir no país lusitano

Pensando em tornar a burocracia mais eficiente e melhorar a forma de se fazer comércio internacional o Brasil vem tentando se adequar ao Acordo sobre Facilitação do Comércio da OMC (Organização Mundial do Comércio). Para cumprir com os compromissos estabelecidos por este acordo o governo está adotando medidas para tentar deixar a burocracia mais eficiente e facilitar o comércio exterior. Uma dessas medidas é a criação e a viabilização de um Portal Único do Comércio Exterior, o SISCOMEX, esse portal coordenado pela Secretaria do Comércio Exterior e pela Receita Federal juntamente com o apoio de empresas privadas tem como função reunir toda a informação e facilitar a interação entre o setor privado e o governo, facilitando a internacionalização de empresas.

A implantação do SISCOMEX pode ser um grande aliado para evitar dores de cabeça na hora de internacionalizar sua empresa, mas você sabe como uma consultoria especializada faria esse processo de análise burocrática?

Leia mais: Lei de maquila – saiba como levar sua empresa para o Paraguai

Confira aqui 5 passos para organizar os processos:

  1. Efetuar o cadastro de forma efetiva no SISCOMEX, efetuar o cadastro no Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, é usado para a virtualização dos processos) e RADAR (Usado para acessar os sistemas integrados) para a organização e virtualização dos processos burocráticos;
  2. Detalhar minuciosamente as informações para a Fatura Pró-Forma (Documento informativo emitido antes de uma venda) e Fatura Comercial (Documento contratual de exportação e importação);   
  3. Caso a sua internacionalização for de bens você precisará de: Registro de Importadores e Exportadores, Registro de Venda, Registro de Exportação Simplificado, Registro de operação de crédito, Contrato de Câmbio, Nota Fiscal, Romaneio (Lista que especifica a quantidade, qualidade e peso dos produtos exportados ou importados) Certificado de Embarque, Solicitação de Despacho, Certificado de Origem, Legalização Consular e Certidão de Exportação de Alimentos (caso necessário);
  4. Caso a sua internacionalização for de serviços você precisará apenas de: RAS (Registro de Aquisição de Serviços), RP (Registro de Pagamento) e Borderô Bancário (Registro dos pagamentos);
  5. Estudar atentamente todas as necessidades burocráticas e catalogar todos os documentos necessários para que você possa organizar e acelerar os processos.

Como a Ínteri Jr. poderia me ajudar a diminuir as dificuldades do processo burocrático?

A Ínteri Jr. pode te ajudar estudando detalhadamente seu caso, e montando guias e manuais práticos com todos os documentos e processos que você vai precisar. Com um estudo ativo das suas necessidades e dos requerimentos é muito mais fácil eliminar redundâncias ou excessos e evitar assim que a sua empresa tenha algum tipo de custo a mais nesses processos.  

Não seja pego de surpresa!  A Ínteri Jr. tem a solução certa para te auxiliar em todo tipo de processo burocrático, analisando todas as suas necessidades e demandas para que você não tenha nenhuma dor de cabeça e nem se afogue com a papelada.

Ficou interessado? Te auxiliaremos nos processos burocráticos para internacionalização da sua empresa. Contate-nos através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

Fazemos do mundo seu parceiro!

Encontre-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.