Recentemente, na penúltima sexta-feira de setembro (21), o ministro das Finanças de Portugal Mário Centeno reagiu aos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e demonstrou satisfação pela baixa no déficit do país, além de afirmar que a redução do déficit combinada ao crescimento do PIB demonstra “a robustez do crescimento da economia portuguesa”. Sobre o déficit, Centeno disse que “Os dados divulgados confirmam que os resultados previstos para 2016 e 2017 foram cumpridos, com défices de 2% e 1,9%”, e que “Os dados apresentados pelo INE permitem-nos dizer que vamos cumprir pelo terceiro ano consecutivo as metas que definimos para o défice público”, que, a saber, foram estabelecidas pelo governo português em 0,7% em Abril deste ano. No tocante ao PIB, o ministro destacou que seu crescimento foi maior do que o estimado pelo INE, tanto em 2016(1,9%) quanto em 2017(2,8%), e no segundo trimestre de 2018(2,4%). Segundo o Ministro, registra-se assim um “crescimento do investimento quer público, quer privado”.
O que isso significa para o empreendedor?
Essa retomada no crescimento da economia portuguesa pode ser uma ótima chance para você, empreendedor brasileiro, de investir ou expandir os negócios para o além-mar. Portugal ocupa, segundo o relatório “Ease of Doing Business” do Banco Mundial, a 29° posição no quesito “facilidade para se fazer negócios”, e é conhecido por conseguir boas classificações nos rankings de infraestrutura, sendo o 18º melhor país do mundo nesse quesito de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial. Além disso, Portugal apresenta estabilidade política e social, baixos índices de criminalidade e uma relação mais que privilegiada com o Brasil – tanto que diversas empresas brasileiras conhecidas, como Havaianas, O Boticário e Rede Globo estão muito bem consolidadas no mercado português.
Por falar em empresas, você sabia que o processo de Constituição e Registro de uma empresa em Portugal é de aproximadamente apenas duas semanas? O país oferece três tipos de possibilidades na abertura de uma companhia: Sociedade Anônima, Sociedade por Quotas e Sociedade Unipessoal por Quotas. No caso desta última, não há nem mesmo a necessidade de capital mínimo para a abertura! Portugal também conta com o Startup Visa: um recurso implantado no começo desse ano que oferece vistos para pessoas de qualquer parte do mundo que estejam interessadas em abrir um empreendimento inovador e que gere empregos qualificados.
Confira este vídeo sobre a retomada do crescimento da economia portuguesa:
Como a Ínteri me ajuda a investir ou ir para Portugal?
Você pode começar agora a descobrir mais sobre as vantagens de empreender ou investir em Portugal – ou em qualquer outro lugar do planeta. A Ínteri Jr. oferece serviços como Consultoria de Tributação, Planejamento Logístico e Marketing Internacional, que auxiliam o empreendedor ou investidor na tomada de decisão acerca de onde e como dirigir seus esforços; serviços de Planejamento Interno, que auxiliam o empreendedor a organizar o sistema operacional de sua empresa para adaptar-se ao processo de internacionalização; Análise Burocrática, onde o empreendedor se informa dos documentos necessários para realizar a internacionalização, Análise Tributária, onde o empreendedor conhece os impostos do país para o qual pretende expandir, e muito mais.
Contate-nos através do e-mail contato@interijr.com ou através do telefone:+55 67 3410-2479. Ficaremos felizes em te ajudar! Encontre-nos no Facebook.
Fazemos do mundo seu parceiro!
Quer saber ainda mais sobre as relações Brasil-Portugal? Preencha o formulário abaixo e receba nosso e-book em seu e-mail:
Deixe um comentário