A importância da sustentabilidade para a exportação de produtos para a Europa

Por João Vítor Fell

Após o acordo firmado entre MERCOSUL e União Europeia em 2019, do qual formará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, o qual deve impulsionar o comércio entre o continente sul americano e o continente europeu.  Segundo o Ministério da Economia do Brasil, o acordo firmado eliminará tarifas de importação entre os continentes em mais de 90% dos produtos comercializados, os produtos que não tiverem suas tarifas eliminadas serão aplicadas cotas preferenciais de importação com tarifas reduzidas. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o acordo reduz, por exemplo, de 17% para zero as tarifas de importação de produtos brasileiros como calçados e aumenta a competitividade de bens industriais em setores como têxtil, químicos, autopeças, madeireiro e aeronáutico.

O acordo possui cláusulas que visam o desenvolvimento sustentável, das quais reafirmam a necessidade de políticas que visem o desenvolvimento sustentável, transparência, gestão sustentável de florestas, entre outras cláusulas. Cada vez mais, países ou blocos econômicos vem se preocupando com a questão ambiental, onde deve aumentar a procura por produtos com a certificação de que o produto teve baixo ou nenhum impacto ambiental em sua produção. 

A Europa e mais precisamente a União Europeia é considerada uma das pioneiras em relação às alterações climáticas. Um estudo do Banco Oney mostrou que 90% dos consumidores europeus dizem estarem sensibilizados para consumir de maneira sustentável. Então, como dito anteriormente, a certificação que o produto teve baixo ou nenhum impacto ambiental em sua produção é levando em consideração na hora da compra dos europeus, os quais possuem um mercado muito atrativo para a exportação, do qual tende a ser impulsionado com o acordo entre o MERCOSUL e a União Europeia. Por tanto, é de suma importância que as empresas adotem modos sustentáveis de produção, do quais irão agregar na imagem da empresa no exterior e na internacionalização do seu produto ou negócio.

Se você ficou interessado em exportar para o mercado europeu, a Ínteri pode te ajudar, basta entrar em contato conosco através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: + 55 (67) 3410-2479

Ínteri Jr, fazemos do mundo seu parceiro!

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.