A história e a importância da Diplomacia

No dia 20 de Abril é comemorado o dia do Diplomata, mas você conhece a história e a importância da diplomacia?

Por João Vítor Fell

Segundo o Oxford English Dictionary diplomacia é definida como, “a condução das relações internacionais através de negociações. O método através do qual estas relações são reguladas e mantidas por embaixadores e encarregados; o ofício ou a arte do diplomata”.  A palavra diplomacia deriva de diploma, que era a folha enrolada usada antigamente para as leis e para os editais públicos, e que passou a ser, depois, sinônimo de licença e privilégio concedidos às pessoas. 

Desde a antiguidade, a diplomacia é usada como um instrumento para promover os interesses dos Estados. Sendo uma forma de buscar acordos, soluções, negócios e etc. com outros Estados. A diplomacia como conhecemos hoje possui uma estrutura e desenvolvimento ao longo dos séculos. Segundo estudos, desde a Mesopotâmia, há indícios de que a diplomacia já era uma prática usada para realizar tratados. A diplomacia ao longo dos anos foi se adaptando ao contexto histórico, tomando formas mais complexas. Segundo Norberto Bobbio, a diplomacia tornou-se uma arte de referência, na medida em que foi entregue ao diplomata o encargo de negociar e, ao mesmo tempo, de relatar, quando voltava à pátria, as condições de vida, a força e a disponibilidade para a guerra e para a paz dos países junto dos quais funcionava a missão. 

As diferentes experiências ao redor do mundo, tornaram a diplomacia uma prática complexa que nos dias de hoje, envolve diversas áreas como economia, cultura, questões sociais e etc. 

A diplomacia é essencial nos dias de hoje, sendo usada como instrumento da política externa dos países, os países usam da diplomacia para se consolidar no cenário internacional, procurando defender seus interesses e buscar a resolução de problemas e conflitos, sendo usada de maneira estratégica. 

Em um mundo cada vez mais globalizado, é indispensável o uso da diplomacia, para que seja possível a realização de acordos de cooperação que busquem atender as demandas de cada país de uma maneira harmoniosa.

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.