5 Passos para Exportar com Sucesso

Por Daniel Bento

Em nosso artigo anterior sobre Consultoria Internacional nós conversamos um pouco sobre os impactos que a globalização teve sobre o mundo empresarial e os benefícios de internacionalizar seu empreendimento. Vimos que cada vez mais empresas estão se internacionalizando, seja na busca por novos consumidores, novas tecnologias, melhores insumos e mão de obra mais barata.

Neste artigo, vamos ir mais à fundo ao processo de internacionalização e focar especificamente no que tange à  exportação. Além de funcionar como uma maneira de expandir e atingir mais mercados, exportar é uma forma de desenvolver a empresa, aumentar sua credibilidade, obter ganhos de competitividade e protegê-la das oscilações na economia de seu país de origem.

Pensando em ajudar o empreendedor que esteja interessado no processo de exportação, listamos abaixo 5 passos que você deve seguir para conseguir exportar seu bem ou serviço com sucesso.

  1. IDENTIFICAR MERCADOS

A questão elementar com a qual nos deparamos ao pensar neste assunto é justamente a mais crucial: para onde exportar?

Nessas horas, a Pesquisa de Mercado é a melhor aliada do empreendedor. Através dela, você vai poder descobrir quais são as perspectivas de venda do seu produto, a maneira mais estratégica de inseri-los no mercado externo, os padrões de qualidade impostos pelo país importador, o período até que se alcance o nível de vendas adequado – enfim, diversas informações do mercado consumidor que são essenciais para o sucesso da exportação.

Uma boa Pesquisa de Mercado se atenta à seis fatores principais do mercado analisado:

    • Geográficos, especialmente na semelhança entre os mercados – o que possibilita menor adaptação;
    • Sócio-políticos, focando em aspectos como acordos comerciais e até tratados internacionais;
    • Econômicos, analisando a estabilidade, o crescimento e o poder de compra dos consumidores do mercado alvo;
    • Culturais, no que refere à hábitos, costumes, religião, práticas comerciais e até a imagem do Brasil no imaginário dos consumidores;
    • Tecnológicos, investigando os padrões tecnológicos do mercado consumidor e as ferramentas que podem servir como ajuda ou empecilho na inserção do seu produto; e
    • Diretrizes da política comercial, analisando através de documentos de embaixadas e entidades comerciais quais são as preferências e hábitos comerciais do país – o que pode ajudar a identificar possíveis parceiros e clientes.  
  1. ADEQUAR OS PRODUTOS

Agora que você já decidiu o melhor mercado para concentrar seus esforços, é hora de saber quais adequações deverão ser feitas para que seu produto seja introduzido corretamente nele. As adequações não servem apenas para atender exigências técnicas do mercado-alvo – na realidade, também podem ser formas de agregar valor ao produto, torná-lo mais atrativo para o consumidor, criar vantagens competitivas e aproveitar as inovações tecnológicas do momento, mantendo-se assim à frente da concorrência.

No Brasil, algumas instituições e iniciativas podem auxiliar o empreendedor à adequar seus produtos para a exportação. Podemos citar aqui o SEBRAETEC que busca levar inovação e tecnologia para os pequenos negócios; o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação- PROGEX  que presta assistência tecnológica às micro e pequenas empresas que desejam exportar; e o Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC) que busca aproximar a comunidade tecnológica e científica com as empresas. Além desses, também existem empresas especializadas em consultoria internacional, como a Ínteri Jr. , que presta serviços de auxílio ao exportador – como Diagnóstico de Maturidade Exportadora, Prospecção de Produtos Inovadores, Estudo de Mercado Alvo e muito mais.  

  1. PROMOVER OS PRODUTOS

O Brasil possui, no Ministério das Relações Exteriores, uma divisão especializada em Promoção Comercial. A OMC (Organização Mundial do Comércio) reconhece as seguintes ações como as políticas de promoção comercial:

  • Pesquisa de Mercado;
  • Missões Comerciais;
  • Feiras comerciais;
  • Escritórios de promoção no exterior;
  • Programas de financiamento para atividades e serviços relacionados à exportação;
  • Seguro de crédito às exportações;
  • Redução tarifária;
  • Zonas de livre comércio.

A Promoção Comercial, por parte das empresas, é uma parcela de sua estratégia de marketing. Através da mesma, a empresa informa, lembra e persuade os consumidores sobre ela mesma e seus produtos, fazendo-se presente no mercado. A Ínteri Jr. possui o serviço de Marketing Internacional, que auxilia o empreendedor no estudo do comportamento dos mercados internacionais, e que se relaciona muito com a Promoção Comercial.

  1. NEGOCIAR COM O IMPORTADOR

Esta etapa, que engloba desde o primeiro contato entre exportador e importador até o fechamento do negócio,  é uma das mais importantes do processo. Aqui, devem ser tratados os assuntos mais importantes, como classificação do produto, embalagem, transporte, condições de venda, preço de exportação, modalidade de pagamento, prazo de entrega do produto, INCOTERM a ser utilizado, etc.

As formas de comercialização podem ser tanto diretas como indiretas. Na comercialização direta, o exportador é quem conduz todo o processo de exportação, desde o contato com o importador  até a finalização da venda; já na comercialização indireta, a empresa contrata outra companhia, que fica responsável por encontrar compradores para seus produtos.

Os INCOTERMs são regras internacionais que definem os direitos e obrigações de exportadores e importadores. Cobrem, por exemplo, detalhes como: local onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem será o pagador do frete, quem contratará o seguro, etc. É por meio dos INCOTERMs que se decidem quais são as tarefas que serão realizadas pelas partes envolvidas para o bom andamento do negócio.

  1. OPERACIONALIZAR A EXPORTAÇÃO

Por fim, com todos essas etapas já concluídas, basta dar início ao processo de exportação. Se todos os itens anteriores foram cumpridos com diligência, não resta dúvidas de que o negócio será um sucesso.

Ficou interessado? Quer aprender saber mais sobre como exportar seu bem ou serviço sem perder tempo? Contate-nos através do e-mail: contato@interijr.com ou através do telefone: +55 67 3410-2479.

Fazemos do mundo seu parceiro!

Encontre-nos nas redes sociais

Deixe um comentário

http-interijr-com
Please wait...

Inscreva-se na nossa newsletter

Receba notícias de comércio exterior; fique por dentro de tudo o que está acontecendo na Ínteri Jr. e receba oportunidades de carreira e investimentos no exterior.